Você já se perguntou como ocorre o funcionamento do sistema de ligações telefônicas dentro de uma empresa? Sabia que essa comunicação existe graças a uma importante tecnologia, que vem evoluindo a cada dia? A evolução do PABX vem agregando um enorme valor para as empresas, por trazer um baixo custo, profissionalismo e eficácia para os atendimentos.
Hoje em dia, se a sua empresa utiliza muitas linhas de telefonia fixa ou móvel, você precisa do PABX, uma das tecnologias mais práticas para diminuir seus gastos e integrar a comunicação entre os funcionários. Sabemos que alguns leitores, ao lerem o post, vão ter um momento nostálgico ao lembrarem-se de como suas vidas um dia foram afetadas por este sistema.
Neste post vamos falar sobre os tipos de PABX existentes: PABX modelo analógico, modelo digital, modelos híbridos, PABX VoIP, entre outros. Explicaremos as vantagens, diferenças e a evolução de cada um deles. Saiba como foi o caminho da telefonia até o que temos nos dias de hoje. Confira!
Afinal, como surgiu o PABX?
De acordo com a história, a evolução do PABX, surgiu a partir da invenção do telefone. Antes, havia a necessidade de ter a ligação direta entre dois aparelhos, porém, dessa forma não era possível estender a comunicação para outras equipes. O contato era somente pelo funcionamento de apenas um único ramal.
As empresas geralmente contratavam seus operadores e alugavam algumas linhas telefônicas e blocos de painéis, para que pudessem utilizar um número maior de telefones tentando não pagar muito caro. A partir disso, houve-se a necessidade de criar um sistema capaz de conectar diferentes usuários para viabilizar uma melhor comunicação entre as pessoas. Com isso, foi criada a central telefônica ainda com seu funcionamento eletromecânico.
As centrais de telefonia que eram automatizadas foram usadas pelos serviços públicos por décadas, porém, as empresas privadas não usavam essa tecnologia por não acharem confiável. Quando as empresas começaram a testar a tecnologia sem a intervenção direta dos serviços públicos, conseguiram descobrir mais funcionalidades do sistema, que eram ocultadas ou passadas despercebidas.
Na medida em que a tecnologia avançava, essas centrais começaram a receber inovações, e isso foi melhorando a sua utilidade dentro das empresas. Esse avanço se deu quando os computadores iam se desenvolvendo e atualizando. Já que o sistema PABX era parecido com um computador de mesa. Ele foi arquitetado como um grande gabinete que alojava um disco rígido, unidade ventral de processamento (CPU), memória de acesso aleatório (RAM) e sistema operacional.
As empresas conseguiam acrescentar músicas ou linhas telefônicas adicionais facilmente se comprassem novas placas para incluir ao gabinete, que era menor do que os sistemas anteriores. O ponto negativo é que o preço na época não era nada acessível, sendo um investimento alto.
Em 1879, em Paris, foi ativada a primeira central de telefonia do mundo. Sua forma de funcionamento era bem simples e totalmente manual — um painel grande que centralizava várias linhas telefônicas. Todos eram conectados pelos funcionários: o usuário ligava para a central, o funcionário atendia e transferia para a pessoa com quem o cliente desejava falar.
Por volta de 20 anos depois, foram surgindo sistemas mais modernos, muito mais aperfeiçoados para a época. Tais sistemas funcionavam com maior intervenção humana, até que se deu início a evolução do PABX.
O que é uma central telefônica?
A central telefônica é um equipamento eletrônico responsável por permitir que os usuários recebam chamadas, internas e externas. Ela foi criada com o intuito de facilitar a comunicação entre pessoas num mesmo ambiente. Como a central era bastante simples, houve a necessidade de inovação, e com isso ela se transformou em PABX e ganhou destaque.
O que é um PABX?
O sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou Troca Automática de Ramais Privados) é o compartilhamento de rede telefônica dentro das empresas. Esse sistema centraliza e distribui as ligações. Os ramais permitem que os funcionários se comuniquem em diferentes setores, ao mesmo tempo, sem que haja custo. Além disso, existe a comunicação externa, que permite que a empresa efetue e receba ligações de seus clientes.
Quais são os principais tipos de PABX?
Com a evolução da central telefônica para o PABX, passaram a existir 4 tipos:
modelo analógico (onde o sinal de voz não é digitalizado);
modelo digital (onde o sinal de voz é digitalizado);
PABX IP Virtual (transmite sinais de voz por meio da rede IP);
modelo híbrido (apresenta a junção do PABX Digital e IP).
PABX modelo analógico
Esse modelo seria o mais básico de todos e é considerado como a primeira geração da telefonia. Esse PABX permite que você tenha o controle dos ramais, identifique e transfira ligações, coloque chamadas em espera, entre outras utilidades.
A tecnologia analógica apresenta algumas desvantagens em relação à evolução do PABX, como a grande necessidade de manutenção. Por necessitar de mais suporte técnico, ele apresenta um custo elevado se comparado a outros, fazendo com que essa tecnologia perca espaço no mercado.
Entre as funções desse sistema, estão:
gestão das ligações internas e externas;
permissões para realizar chamadas distintas para cada ramal;
transferência de chamadas;
entre outros;
PABX modelo digital
A evolução para o modelo digital chegou devido à diminuição dos custos dos componentes digitais que antes eram analógicos. Além de custos mais baixos, o sistema ficou mais robusto. Essa evolução inclui todos os benefícios do PABX analógico, com a melhoria na qualidade da voz. Além de melhor, o modelo digital vem com mais funcionalidades, que são:
seleção automática de linhas;
ramal econômico — permitindo um limite de tempo para cada ligação — isso evita que os funcionários fiquem pendurados no telefone;
tecnologia digital que oferece chamadas sem ruídos e sem interferências;
possibilita a integração com linhas analógicas;
estrutura flexível, a capacidade da central se molda de acordo com a sua necessidade;
entre outros;
Modelo IP
O IP é uma tecnologia recente que permite efetuar e receber ligações por meio da internet. Ela utiliza o sistema VoIP (Voz sobre IP), onde a rede de dados trabalha de forma similar à telefonia fixa. Essa tecnologia dispensa a instalação de toda uma infraestrutura física e robusta para o seu funcionamento.
O VoIP começou em 1995 e foi considerado como a segunda geração da telefonia. Nessa época, as ligações ainda eram complicadas. A qualidade de som era bem fraca, com períodos de silêncio e perda da conexão.
Até o final do ano de 1996, as chamadas VoIP representavam quase 1% de todas as chamadas de voz. O VoIP foi crescendo rapidamente, passando de 1% para 25% de todas as chamadas — isso somente nos Estados Unidos. Por ser tão econômico, as empresas que tinham telefonia comum, começaram a sentir no bolso e iniciaram a migração para o VoIP.
Hoje o VoIP permite fazer e receber chamadas pela rede de internet conectado em qualquer lugar do mundo, sem pagar mais por isso.
O IP oferece ramal remoto, URA (Unidade de Resposta Audível), tem correio de voz, conta com todas as funcionalidades dos modelos analógico e digital, além de poder ser usado por empresas de qualquer porte, pois não exige espaço físico para sua instalação.
Por ser um sistema de interface bastante simples, suas funcionalidades são gerenciadas com mais agilidade e eficiência. Entre as vantagens, estão:
possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
facilidade para realizar a configuração do sistema;
possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX;
filas de atendimento;
gravação de chamadas;
Integração com outros sistemas;
entre outros;
No dia a dia, ele é bem interessante para equipes que realizam trabalho externo ou em home office, e que precisam estar em contato com a corporação. Quando a empresa abre uma nova filial, basta conectar os ramais via Internet para tudo funcionar.
Foi a partir desse sistema que surgiu a evolução do PABX. Ele sempre proporcionou muitas vantagens para as corporações mesmo quando era analógico, imagine só agora que ele evoluiu para o mundo virtual.
Os custos com telefonia foram reduzidos consideravelmente em relação ao telefone convencional de linha, mas nada se compara ao virtual, que não só reduz custos como também economiza espaço e traz segurança.
Com a Internet ruim o VoIP apresenta desvantagens?
Sim, pois quando a conexão está ruim, a chamada fica com falhas. Para que isso não aconteça, o correto é obter uma conexão banda larga eficiente, que vai trazer proveito para todos os setores da empresa.
Modelos híbridos
Esse sistema fez a junção dos PABX analógico, digital e IP.
O aclamado PABX virtual
O PABX virtual é o aperfeiçoamento do PABX tradicional, pois sua base é o sistema VoIP. Ou seja, ele permite receber e efetuar chamas pela internet, além de integrar inúmeros recursos, flexibilidade e segurança.
Mudança do PABX local para o virtual
Como já foi dito acima, o PABX era um aparelho grande e complexo com muitos cabos, fios e funções limitadas. Com a evolução do PABX, esse sistema já é inovador, que funciona totalmente em ambiente virtual e com recursos na nuvem.
O sistema fica totalmente hospedado em um data center — por utilizar a rede, ele necessita de uma conexão rápida e segura — podendo ser acessado por qualquer dispositivo, desde que esteja conectado à internet. Se utilizar um software como ramal, os cabos e fios são dispensados.
O PABX virtual traz diversas vantagens, como gerenciar o trabalho remoto e custo zero com manutenção de equipamentos.
Por que é interessante escolher o PABX virtual e não o analógico?
O PABX foi algo revolucionário para a telefonia, o avanço do analógico para o virtual fez tudo ficar mais moderno e rentável. Nesse sistema podemos fazer e receber ligações para qualquer lugar do mundo.
Se você estiver em Roma e quiser fazer ligações para o Brasil, o valor cobrado na ligação será de uma ligação local, já que a ligação é feita pela Internet e está saindo pelo Pabx do Brasil.
Quais são as vantagens do Pabx Virtual?
Confira algumas de suas vantagens e funcionalidades se comparadas ao PABX convencional:
ramais virtuais: todos os funcionários da empresa podem ter um ramal, eles conversam entre si, tudo isso sem custo adicional;
grupos de ramais: se sua firma recebe várias ligações, todas de uma só vez pode ficar tranquilo — o PABX possibilita a criação de grupos de ramais, que distribuem as chamadas automaticamente entre os atendentes, de forma profissional;
fila de atendimento: não perca nenhuma chamada, pois se cliente aguardará em linha até que um atendente descoupe e o atenda;
música em espera personalizada: enquanto seu cliente aguarda para ser atendido, deixe-o ouvindo a famosa música de espera ou até mesmo promoções e informações sobre a empresa.
No PABX convencional, geralmente para ter a música em espera é necessário adquirir um equipamento externo. Já no virtual é diferente! Basta baixar o arquivo de áudio e fazer as configurações para ouvir. Também é possível gravar as músicas.
A IP Force faz essas gravações profissionais em estúdio com alta qualidade. Assim você pode fazer gravações sobre as informações da sua empresa e sobre promoções.
transferência de chamadas: transfira ligações realizadas e recebidas para qualquer ramal;
correio de voz: vai participar de uma reunião e não pode perder as ligações? É só acessar seu e-mail e ouvir as gravações de todas as ligações não atendidas, e se necessário, retorná-las;
pesquisa de satisfação: permite que todas chamadas sejam classificadas ao final do atendimento — por meio de relatório posterior, têm-se os totais e percentuais das avaliações, e as notas de cada ramal/atendente.
Como o PABX pode ser útil para sua empresa?
A implementação do PABX pode ser muito útil para a sua empresa, trazendo diversos benefícios ao cotidiano da organização. Saiba mais sobre alguns deles a seguir.
Reduz os custos
Com o sistema na nuvem, a internet e telefone ficam conectados entre sim, fazendo com que os custos sejam reduzidos.
Elimina gastos com manutenção
Quando o PABX convencional apresenta falhas, ele costuma ficar inativo e gerar custo para manutenção, impactando negativamente na produtividade da empresa. Já o virtual costuma apresenta menos falhas.
Quando ocorrem as falhas, geralmente é com a internet, e as ligações ficam comprometidas. Mas, nesse caso, é possível direcionar as chamadas para o seu celular.
Faz a integração do sistema
Você pode armazenar na nuvem todas as informações dos sistemas de chamadas num mesmo local. O histórico de seus clientes vai ficar mais acessível, economizando tempo.
Traz maior produtividade
Se precisar trabalhar em casa ou tiver que fazer uma viagem de urgência, basta configurar seu computador à internet, de onde você estiver.
Apresenta um painel administrativo online
Conte com um painel administrativo online descomplicado que pode ser acessado de um navegador web. Nesse painel, podemos verificar o detalhamento de cada ramal e até ouvir as gravações.
Melhora a imagem da empresa
Talvez uma das vantagens mais significativas e menos comentadas sobre a implementação do PABX virtual, a possibilidade de projetar uma imagem da sua empresa e agregar valor à sua marca.
Aumenta a competitividade empresarial
Se sua empresa depende de escalabilidade, flexibilidade, e fluidez das comunicações, o PABX virtual é a melhor opção.
Um bom atendimento ao cliente e comunicação entre os funcionários é imprescindível para o sucesso da sua empresa. E isso, às vezes, custa um alto preço. Porém, escolhendo o sistema ideal de PABX, é possível integrar um serviço de qualidade a um baixo custo.
Os benefícios de investir em um PABX Virtual são inúmeros. Colocando tudo o que foi dito na ponta do lápis, você pode notar o quanto vai aperfeiçoar no atendimento e na economia da sua empresa. Vai também aumentar as vendas e a produtividade.
Ele é perfeito para que você proporcione uma estrutura de qualidade à sua empresa sem que haja a necessidade de acrescentar algum tipo de equipamento ou hardware para mantê-lo.
Lendo este post, você pôde perceber que os meios de comunicação passaram por uma reviravolta ao longo do tempo. Para que houvesse comunicação, era preciso ter um grande espaço para a instalação de um enorme painel, com muitos fios. Hoje um simples sistema com a empresa adequada e configurações necessárias são o suficiente para o bom andamento dos negócios.
Agora que você já conheceu um pouquinho mais da história de evolução do PABX e sobre os benefícios dele em nuvem, que tal entrar em contato conosco para conhecer nossos serviços que utilizam essa tecnologia e podem ajudar a alavancar a sua empresa?